por Pilar Tetilla Manzano Borba(*)
A música quando cantada e gesticulada organiza o corpo no espaço interno (corpo físico) e no espaço externo (mundo). Traz calma, harmonia, descarga de tensão, relaxamento, alegria e muitos outros benefícios.
Saúde: quando cantamos em roda, em pé ou sentados, através do movimento ordenado e harmonioso dos membros trabalhamos os órgãos internos. Assim, vivenciamos o ritmo e trazemos saúde ao pulmão e ao coração.
Crianças quando captam as rimas nas cantigas infantis tem um aumento do fluxo sanguíneo na área de Broca (área cerebral cortical responsável pela fala).
Bem estar: “quem canta seus males espanta”. Toda a parte emocional se estabiliza quando se canta porque emoção tem a ver com coração e pulmão. Quando, através do canto exercitamos a respiração, toda a ansiedade, o medo, a timidez e a agressividade desaparece nos deixando mais harmônicos e felizes.
Linguagem verbal: na música cantada adquirimos vocabulário, formamos conceitos, exercitamos nossos órgãos fonoarticulatórios. Equilibramos o ritmo respiratório necessário para a fala.
Linguagem gestual: os gestos referentes às imagens contidas na letra da música desenvolvem a capacidade de imitação e posterior abstração da linguagem . Também desenvolve na criança um outro tipo de linguagem não verbal, ajudando-a a controlar seus impulsos.
Organização espacial : a música ajuda a criança a organizar-se no corpo e no espaço quando cantada e gesticulada com movimentos corporais amplos e pequenos. Ajuda a formar seu esquema corporal tão necessário posteriormente para a compreensão e representação das letras.
Organização temporal: através do ritmo musical e da seqüência melódica a criança irá adquirir na vivência a noção de tempo, muito necessária mais tarde para a compreensão dos números e da matemática.
Matemática: pela seqüência, ordenação, construção das pausas, valores das notas musicais, a criança assimila inconscientemente todos os conceitos necessários à compreensão da matemática na vida acadêmica.
Memória: tanto a melodia como sua letra serão gravadas de forma lúdica ajudando no desenvolvimento e treino da memória.
(*) Pilar é Terapeuta Ocupacional
Pedagoga Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância